A atual Chefe de Gabinete do município de Itaiçaba, nomeada pelo prefeito interino Iranilson Lima (PP), Sandra Lúcia Martins da Silva, popularmente conhecida como “Sandrinha”, responde na justiça processo de Corrupção Passiva (art. 317, CP) e Associação Criminosa (art. 288, CP). O processo tramita sob o número 0014051-73.2017.806.0035. O JUÍZO CRIMINAL DE ARACATI reconheceu a existência da prática dos crimes mencionados, sendo condenada em primeira instância em 5 anos de prisão. A defesa apelou para o Tribunal de Justiça.
O então prefeito Iranilson vem sendo investigado pela Câmara Municipal de Itaiçaba por desvio de verbas da compra de 34 baús literários da empresa INDUSTRIA E COMÉRCIO DE MATERIAL ESCOLAR E IRELI inscrita no CNPJ: 42.002.171/0001-08, situada na cidade de Maracanaú-CE, município esse em que Sandrinha tem uma forte ligação com a deputada federal Fernanda Pessoa (UB).
Nomeada em dezembro do ano passado, Sandrinha já protagonizou algumas polêmicas na política. A ex-assessora da ex-primeira dama de Aracati, na gestão do ex-prefeito Ivan Silvério, já teve seu nome envolvido em escândalos como formação de quadrilha ou bando e corrupção passiva.
Nas eleições de 2016, ano em que era investigada, Sandrinha resolveu se lançar como candidata a vereadora, sendo frustrada nas urnas e obtendo apenas 700 votos, não ocupando uma cadeira na Câmara.
Mesmo sabendo do histórico de Sandrinha, o prefeito interino Iranilson Lima (PP), não mediu esforços e nomeou-a como Chefe de Gabinete do município.
RELEMBRE O CASO
No dia 6 de maio de 2016, o Ministério Público do Ceará (MPCE), através da Promotoria de Justiça da Comarca de Aracati e do Grupo de Atuação Especial de Combate a Organizações Criminosas (Gaeco) deflagrou a operação “Lata Velha”, quando foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão.
As investigações apontavam para um esquema de pagamento de propina, envolvendo a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, estimado em 20% do valor de cada obra executada por parte do empresariado. O suborno era destinado à ex-primeira-dama e aos seus assessores, Sandrinha e sua irmã, como forma de troca de favores entre as partes.
Fonte: Sinal News