Fortaleza, 20 de dezembro de 2024 – Um total de 123 casos de furto de energia foram identificados durante a operação da Enel Distribuição Ceará na Região Metropolitana de Fortaleza, realizada ontem e hoje. As fraudes foram localizadas em estabelecimentos comerciais, um parque de diversões e residências no município de Horizonte enquanto técnicos da companhia realizavam inspeções na rede. Ao todo, cinco pessoas responsáveis por estabelecimentos comerciais foram encaminhadas à delegacia municipal e vão responder pelo crime.
A operação contou com apoio dos órgãos de segurança do estado e teve como objetivo o combate ao furto de energia. Ao todo 20 equipes especializadas foram mobilizadas para identificar possíveis fraudes e normalizar os casos. Além dos casos de furto, a empresa também realizou a regularização de 16 unidades com uso irregular de energia elétrica. No Ceará, 33 pessoas já foram presas por furto de energia neste ano.
Furto de energia
Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela companhia e coloca em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. “As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia. Também é importante pontuar que parte dessa energia furtada vai para a tarifa e acaba sendo paga pelos outros consumidores, o que pode impactar a conta daqueles que não cometem o crime”, avalia Eduardo Gomes, responsável de Leitura e Inspeções da Enel Ceará.
O consumidor tem papel importante no combate ao furto de energia. Para facilitar e também incentivar o apoio à população nesses casos, a Enel Ceará criou uma Central de Segurança onde as denúncias podem ser feitas gratuitamente, 24h por dia, por meio dos telefones 3453-4060 ou também no WhatsApp 85 99993-9526. O cliente também pode acessar as redes sociais – Facebook ( facebook.com/enelclientesbr/ ) e Twitter (@enelclientesbr).
Ana Carolina Pires
Relações com a mídia
Diretoria de Comunicação