Seja bem vindo ao nosso site TV PLUG - tvplug.com.br.

TV PLUG
SUPER MINE BOX 01
Ceará

AUDIÊNCIA PROPÕE ESTRATÉGIAS PARA A CADEIA PRODUTIVA DE REDES EM JAGUARUANA

Publicada em 16/05/23 às 18:25h - 46 visualizações

por TV PLUG


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: TV PLUG)

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), promoveu, na tarde desta terça-feira (16/05), audiência pública para discutir meios de expandir o mercado de produção e comercialização de redes confeccionadas na cidade de Jaguaruana, localizada no Vale do Jaguaribe e conhecida como a “Terra da Rede”.

O encontro, promovido pelas comissões de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (CCTES); de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca (CDRRHMP); de Indústria, Desenvolvimento Econômico e Comércio (CIDEC) e de Turismo e Serviços (CTS), contou com a participação de lideranças políticas da região, produtores, representantes do Governo do Estado e de entidades ligadas à indústria. 

Dentre os diversos encaminhamentos gerados pelos debates estão a formação de uma comissão para dar prosseguimento às sugestões apresentadas, como  buscar a Secretaria da Fazenda para negociar uma redução de ICMS dos insumos de fabricação; a criação de uma rede de fomento que envolva diferentes secretarias do Estado; a organização de um calendário de eventos culturais, como a participação em feiras nacionais e internacionais; a denominação dos “mestres da cultura da rede” e a ampliação do microcrédito para artesão. 

O deputado De Assis Diniz (PT), autor do requerimento que originou a audiência, explicou que dentre as prioridades da discussão estão questões como o impacto econômico gerado pela forte concorrência de produtos advindos de outros estados, a necessidade de incentivo aos produtores e negociação quanto à tributação de materiais utilizados na fabricação das redes. 

"Essa audiência quer fazer o aprofundamento desse tema. Não é apenas uma questão cultural, não se trata só de uma questão social, ela é econômica. Ela traz, para dentro do município, prejuízos", argumentou o parlamentar. O deputado disse ainda que os impactos negativos de uma concorrência em desequilíbrio afetam não apenas a economia local, mas também a do próprio estado. 

O presidente da Associação de Fabricantes e Artesãos de Jaguaruana (Asfarja), José Pinheiro Júnior, destacou que as redes de dormir fabricadas na região são reconhecidas pela qualidade tanto no Brasil quanto no exterior. Os produtos possuem, desde 2021, o selo Indicação Geográfica (IG), que protege a originalidade das redes, entretanto, para o presidente da Asfarja, apenas o selo não é o suficiente. 

"Se a gente tiver uma ferramenta e não souber utilizar, não serviu de nada. Se a gente não souber explorá-la, principalmente na questão do marketing, e levar essa marca para tentar resgatar esse mercado, não adianta", alertou José Pinheiro.

O secretário do Trabalho do Ceará, Vladyson Viana, ressaltou o caráter cultural das redes no Ceará e afirmou que é preciso preservar e fomentar essa tradição. Sobre a capacitação da mão de obra local, o secretário pontuou que, para a Secretaria, "o maior desafio é fazer essa qualificação profissional orientada às demandas de mercado".

A gerente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Darcyla de Freitas Lima, defendeu que é fundamental que haja um esforço conjunto entre as entidades de governo, as organizações locais e os artesãos. Segundo ela, existe uma dificuldade de adesão dos produtores às ações promovidas pelo órgão. "Essa organização também tem que vir de lá pra cá, o município tem que fazer uma cadeia de ajuda, tanto do poder privado, do poder público, dos empresários, e o envolvimento dos artesãos". 

A reunião contou ainda com a presença do presidente do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), Francisco Magalhães; do diretor do Sindicato das Indústrias de Redes do Estado do Ceará (SINDREDES), Emílio Ramalho; prefeito e vice de Jaguaruana, José Elias de Oliveira e Nalto Quirino, respectivamente; presidente da Câmara Municipal de Jaguaruana, José Melo Mota; da representante do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Elda Fontenele Tahim; secretário executivo de Empreendedorismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Paulo Henrique Teles, e da ex-prefeita de Jaguaruana Ana Teresa Barbosa de Carvalho.

SAIBA MAIS

O trabalho dos artesãos das redes de Jaguaruana foi tema da edição 61 da Revista Plenário, publicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Cliquei aqui  para acessar. 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site TV PLUG
Visitas: 13656   Usuários Online: 12
Nosso Whatsapp (88)994470375
Copyright (c) 2024 - TV PLUG

Seja bem vindo ao nosso site TV PLUG - tvplug.com.br!

Converse conosco pelo Whatsapp!