O mês de maio, último da quadra chuvosa do Ceará, começou com previsão de chuva em todas as macrorregiões, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Para esta segunda-feira, 1º, as regiões da faixa litorânea, Maciço de Baturité, Ibiapaba, Cariri e sul do Sertão Central Inhamuns deverão concentrar os maiores volumes de chuvas. Na faixa litorânea, Maciço de Baturité, a precipitação poderá ocorrer, preferencialmente, entre a manhã e à tarde. Nas demais regiões, espera-se que os registros ocorram entre à tarde e à noite, com intensidade variando de fraca a moderada em todas as macrorregiões.
Para esta terça-feira, 2, espera-se chuvas isoladas e passageiras em todas as macrorregiões com intensidade variando de fraca a moderada, com o destaque para o centro-sul do Estado que poderá ter os maiores acumulados.
Já na quarta-feira, 3, a Funceme aponta possibilidade de céu variando de nublado a parcialmente nublado com alta possibilidade de chuva isolada em todas as macrorregiões.
O motivo das chuvas está associado à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e ao avanço de áreas de instabilidades oriundas do leste do Nordeste. Além disso, em virtude também de efeitos locais, como atuação do sistema de brisa, calor, umidade e interação dos ventos com o relevo. A ZCIT, principal sistema indutor das chuvas nessa época do ano está localizada em torno de 2°S e a linha do equador, um pouco mais próxima do Estado em relação ao dias anteriores.