A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, deve pedir demissão do cargo nesta quinta-feira, 6. De acordo com fontes do Palácio do Planalto, ela se comprometeu a apresentar sua carta de demissão em uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O deputado Celso Sabino (União Brasil-PA) é previsto para ser nomeado no lugar de Daniela.
A troca no Ministério do Turismo virou meta da articulação do governo depois de derrotas e riscos para o Planalto em votações na Câmara dos Deputados. O União Brasil vem sendo cobrado para entregar mais votos para pautas de interesse do Executivo, já que o partido tem três ministérios. No entanto, a bancada da sigla afirmou que não foi responsável pela indicação de nenhum dos três ministros.
Daniela era tratada como uma escolha pessoal de Lula, enquanto Desenvolvimento Regional é considerada uma indicação do senador Davi Alcolumbre (União-AP). Só a pasta de Comunicações é capitalizada como uma premiação aos deputados do União, embora dividida e bancada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Para sair do cargo, o marido de Daniela e prefeito de Belford Roxo, Wagner “Waguinho” Carneiro, teve uma reunião com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, na noite dessa quarta-feira, 5. Ele obteve a promessa que o Governo Federal vai financiar um hospital oncológico e um instituto federal de educação no município.